domingo, 12 de agosto de 2012

Elementos básicos para a sobrevivência

Em uma situação de emergência, seja ela qual for, você provavelmente vai precisar de alguns recursos básicos para  conseguir manter-se bem e a salvo. Muitos desses recursos podem (e devem) estar incluídos em um simples kit que qualquer um pode ter em casa, e que pode salvar a sua vida. Mostrarei alguns desses recursos:

                 -ÁGUA-
Item essencial para qualquer forma de vida na terra. O bom mesmo é ter um galão de 20 litros (famosa bombona) reservado em um canto da despensa. Se você está fora de casa, como em uma viagem, acampamento, etc. o ideal é que tenha um pequeno reservatório consigo, mas em pequenas dimensões.






               -COMIDA-
Imagine-se em uma situação em que ocorreu uma grande catástrofe e você tem de esperar pelo socorro. Você não sabe quanto tempo ele pode demorar a chegar. pode ser somente algumas horas, mas também pode ser um dia, alguns dias, até uma semana. O ideal é sempre ter um estoque de comida estra para pelo menos três dias para cada pessoa da casa e de preferência que seja embalada a vácuo ou enlatada, por terem um tempo maior de duração. Se a situação ruim não ocorrer em casa, o certo seria ter pelo menos algumas barras de cereais, alguma rapadura com farinha ou qualquer coisa que supra bem as suas necessidades energéticas.


-KIT DE PRIMEIROS SOCORROS-
Em uma situação de emergência você corre o risco de se machucar com muito mais facilidade. Alguns machucados, cortes, perfurações no corpo, se não tratados adequadamente e a tempo podem ocasionar graves infecções e até levar o indivíduo a morte. Deveria-se ter pelo o menos um kit básico  em casa, não tão compacto como um de camping ou como o que se tem no carro, mas suprindo pelo menos o básico.


-FERRAMENTAS-
Dê preferência para as multi-uso, elas quebram um baita galho e poupam espaço. Canivetes, alicates multi---função, chaves de fenda e philips daquelas um monte guardadas em uma só. Todas tem um papel importante na sobrevivência, por isso sempre é bom ter. Em casa é com ter um local onde guardar todas as ferramentas, desde uma enxada ate as máquinas mais sofisticadas. Deixe sempre em seu carro algumas multiuso porque elas podem ser de grande valia para você em uma viagem.


-COMUNICAÇÃO-
Já que se prevenir sempre é melhor, que tal ter um rádio amador, celular, qualquer coisa que possa ajudar na comunicação com o mundo exterior? A ideia não é nada ruim. Em uma situação de resgate pode salvar a sua vida.




-FACA-
Para mim o item principal na sobrevivência é a faca. Talvez seja por minha paixão por lâminas, mas a faca é o item ao qual eu dou mais valor dos meus equipamentos. Como lâmina principal pode ser uma faca grande ou média, mas que tenha uma boa rigidez e que aguente o tranco. Como secundária o ideal é um canivete ou uma lâmina pequena, como as facas de pescoço, que seriam para trabalhos mais precisos. Não se esqueçam de sempre manter a faca afiada, porque ela é muito mais perigosa para quem a lida cega do que quando bem amolada.


-HIGIENE-
Fator muito importante, que faz evitar com que contraiamos doenças, infecções, etc. O certo é sempre ter em boa quantia materiais de higiene como papel higiênico, absorventes (para as mulheres), escova e dente, creme dental, etc. Manter o corpo saudável sempre vai ser uma boa escolha para qualquer atividade que você realizar, e na sobrevivência é o fator que pode decidir se você sobrevive ou não.


-FOGO-
Desde os primórdios da humanidade o fogo é um dos grandes e principais elementos naturais com qual o homem não sobrevive. Utilizado desde o cozimento de alimentos até para a forja das mais belas lâminas, esta fonte de energia sempre esteve ligada diretamente ao homem. Como fonte de calor em uma noite fria de inverno, é indispensável a presença deste elemento tão essencial para a nossa existência. Hoje, o homem desenvolveu técnicas que substituem o fogo, como os microondas, fornos elétricos, etc., mas jamais conseguirá substituir o calor. Além disso, em uma crise, esses equipamentos não serviriam para alguma coisa fora de casa. Ninguém leva um forno nas costas para o campo, nem um microondas. Devemos aprender diversas técnicas para aprendermos a fazer o tão precioso fogo em qualquer ocasião, desde o fósforo até fogo com pederneira, bow drill, bater pedras, etc.

-ABRIGO-
Essencial para proteger das temperaturas, de animais ou qualquer ameaça para o ser humano. Em uma situação de emergência devemos saber preparar um abrigo de emergência. Em qualquer situação ter um fixo para podermos praticarmos técnicas a vontade, sem estorvos.


Logo postarei mais sobre cada elemento citado. Também farei alguns vídeos sobre as técnicas utilizadas. Falarei sobre o meu abrigo fixo e mostrar como eu o construí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário